terça-feira, 16 de julho de 2013

lançamento da Semana Missionária (Coletiva)

Dom Wilson fala sobre a Semana Missionária e a participação dos jovens da Arquidiocese na Jornada Mundial da Juventude

Jovens do mundo inteiro estarão reunidos dos dias 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro para participar da Jornada Mundial da Juventude, em que se encontrarão com o Papa Francisco. A Arquidiocese de Florianópolis estará representada no evento por mais de dois mil jovens.

Na semana que antecede esse grande evento, todas as dioceses do Brasil realizam a Semana Missionária. Trata-se de um evento que busca acolher os peregrinos do mundo tudo para conhecer a cultura e religiosidade da população local. A Arquidiocese de Florianópolis receberá 507 jovens da Alemanha, França e Argentina.
Em coletiva a ser realizada às 10h, desta terça-feira, dia 16 de julho, na Catedral, Dom Wilson Tadeu Jönck, arcebispo de Florianópolis, fala sobre a Semana Missionária e a preparação da Arquidiocese para receber os jovens peregrinos ‘estrangeiros’, e da participação dos nossos jovens para participar do encontro com o Papa.
A Semana Missionária é um evento de acolhida aos peregrinos que vêm de todo o mundo, mas também de animação para as comunidades locais. A Arquidiocese receberá 507 ‘estrangeiros’. Eles são da Alemanha, França e Argentina (a grande maioria), e ficarão hospedados nas casas das famílias que se cadastraram para recebê-los. Serão divididos por paróquias e, durante a Semana, haverá várias atividades com eles e para eles.
Foram os próprios peregrinos que fizeram a escolha do local para onde pretendiam ir, por meio de preenchimento de ficha de inscrição no site da Jornada (www.rio2013.com). No entanto, a comissão está preparada para receber peregrinos não cadastrados.


Na verdade, a Arquidiocese se dispunha a acolher um número bem maior de peregrinos. “Estávamos preparados para receber cerca de cinco mil pessoas. Muitas famílias se cadastraram para recebê-las em suas casas e não haverá gente para acolher”, disse Felipe Candin, coordenador do Setor Juventude e um dos organizadores da Semana Missionária.
Segundo ele, o número reduzido se deu porque muitos dos peregrinos optaram por ficar nas regiões mais próximas do evento (Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro). Embora a Semana oficialmente inicie no dia 17, as paróquias realizaram a abertura com uma Celebração Eucarística no dia 14, reunindo as pessoas que vão acolher e os peregrinos que já estão por aqui.
Nos dias seguintes, haverá oração e Eucaristia todos os dias nas paróquias. Ainda serão realizadas oficinas vocacionais, visitas missionárias a seminários e casas de religiosos, atividades comunitárias de solidariedade com as comunidades locais e visitas a instituições sociais, e momentos culturais (a programação completa está no blog http://semanamissionariaarquidiocesana.blogspot.com.br).
 

Mais de dois mil jovens da Arquidiocese participarão da JMJ

Desde o ano passado, as comarcas e paróquias da Arquidiocese estão se organizando para levar os jovens
participantes para a Jornada Mundial da Juventude. O trabalho foi impulsionado após a realização do Festival de Música Jovem, que envolveu músicos que animam as celebrações, e teve novo impulso com a passagem da Cruz Peregrina e os ícones de Nossa Senhora e da Beata Albertina Berkembrock, símbolos da JMJ, pela Arquidiocese.
Rifas, barraquinhas em festas, noite do pastel, macarronada, bingos... essas foram algumas das alternativas encontradas pelos jovens para angariar fundos para participar do encontro com o Papa Francisco. Na Arquidiocese a expectativa é que cerca de dois mil jovens participem do evento. Além de organização comarcal, os jovens também estão se organizando através dos segmentos da juventude. “Vemos que há uma grande mobilização na Arquidiocese e os jovens estão motivados para participar desse grande evento”, disse Pe. Josemar Silva, articulador arquidiocesano da JMJ.


Músicos da Arquidiocese animarão JMJ

Além da representação da Arquidiocese por milhares de jovens, músicos também nos representarão no encontro com o Papa

A banda Abraço Forte surgiu a partir de um grupo de jovens da Paróquia de São João Batista. Ela existe há cinco anos e tem como meta a evangelização da juventude e a animação litúrgica. A banda participou do Festival de Música Jovem, evento realizado na Arquidiocese e deu o impulso inicial para os preparativos da Jornada Mundial da Juventude, e foi a vencedora. Esse foi o segundo festival de que participou. Para Alex Antunes Leal, baterista do grupo, participar e vencer o Festival deu um ‘up’ no grupo e esperam continuar aprimorando-se. “Faltam oportunidades como esta. Esperamos que o Festival Arquidiocesano continue”, disse. (fone 48-9944-2396 e 48-3265-6064)

Simone Medeiros participa da animação litúrgica desde os 8 anos. Aos 16 anos ingressou no ministério de música Sopro de Vida da Paróquia Santo Antônio, em Campinas, São José. É casada e mãe de duas meninas. Em 2006, lançou o seu primeiro trabalho solo “Intensidade”. No mesmo ano fez parte do ministério de música oficial do 15º Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Florianópolis. Como ministra de música, já esteve nos principais meios de comunicação da Igreja Católica do país, como Canção Nova, Rede Vida e TV Aparecida, assim como as principais rádios no Brasil. Neste ano, está lançado seu segundo trabalho solo, intitulado “Deixa-te modelar”, com músicas de composição própria, expressando momentos de grande intimidade com Deus, suas lutas e sua fé. Na JMJ, irá acompanhada da banda da Comunidade Divino Oleiro (Fone: 48 – 9989-7710).

Amados do Eterno – Em Camboriú, no ano de 2006, após já ter passado por três formações, nasceu o ministério de música “Amados do Eterno”, que hoje é composto por oito integrantes. Com estilo variado e composições próprias, a banda leva hoje a música para todos os cantos e corações. Com carinho e dedicação, buscam dar o seu sim a Deus, e com suas músicas levar o amor de Cristo a todos que têm sede Dele. No ano passado gravou o seu segundo CD “Ele é o Rei”, produzido no Centro de Evangelização Angelino Rosa – CEAR, em Governador Celso Ramos (http://amadosdoeterno.com.br).