sexta-feira, 5 de julho de 2013

Alerta Sarampo/Jornada Mundial da Juventude


 Em 2013 o vírus do sarampo esta circulando em vários países da Europa, Ásia e África , por isto é importante  que todas as pessoas que irão acolher em suas casas jovens peregrinos  de outros países ou participar da  jornada mundial da juventude, mantenham sua situação vacinal atualizada preferencialmente até 15 dias antes do inicio dos eventos.

O vírus  do sarampo atinge todas as idades , é transmitido de pessoa a pessoa  através de secreções  que o doente elimina  ao tossir , espirrar  ou falar, pode ser transmitido 5 dias antes  e 5 dias após o aparecimento das manchas vermelhas no corpo.

O sarampo pode causar complicações graves como pneumonia encefalite e ter evolução fatal; por ser de alta transmissibilidade, após a ocorrência de um caso praticamente todos os contatos suscetíveis ( não vacinados e ou que não tiveram sarampo) vão adoecer.
A vacina tríplice viral é a medida de prevenção  mais segura   contra o sarampo,  e também protege  contra caxumba e rubéola.

A  vacina tríplice viral esta disponível diariamente  em todos os postos de  saúde do Estado de SC .

Principais sintomas de  sarampo :
  • Febre
  • Manchas avermelhadas no corpo
  • Tosse, conjuntivite  e coriza
 No aparecimento de casos suspeitos  a recomendação é  procurar imediatamente um serviço de saúde e evitar contato com outras pessoas até ser avaliado por um profissional de saúde.

Gerência de Imunização
Fone         32218485
Fax           32218424
          
Fonte: ESTADO DE SANTA CATARINA
            SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
            SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
                DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA