quinta-feira, 18 de julho de 2013

Alemães chegam a Florianópolis para Semana Missionária


De hoje a até sábado eles participarão de atividades para conhecer nossa religiosidade e cultura
Na noite de ontem (17/07), Florianópolis recebeu 47 alemães que para participar da Semana Missionária, evento que antecede a Jornada Mundial da Juventude, realizada na próxima semana no Rio de Janeiro. Eles foram acolhidos por 20 famílias do centro da cidade.
Ele vieram de Foz do Iguaçu, no Paraná, onde estavam desde segunda-feira, para passeio. Em Florianópolis, de hoje até sábado eles participarão de uma série de atividades para que conheçam a nossa vivência cristã, nosso trabalho social e nossa cultura.
Segundo Pe. Ewerton Gerent, vigário da Catedral, as famílias acolhedoras foram preparadas com antecedência para receber os peregrinos. Eles receberam orientações de acolhida e de como conversar com eles, além do objetivo da Semana Missionária. “A língua não é um problema, pois nos locais de acolhida há quem fale inglês, e todos os peregrinos conhecem a língua”, disse.
Uma das famílias acolhedoras é a de Alessandra Fullgraf, que acolhe em sua casa duas jovens. Segundo ela, seguiram as recomendações da equipe de coordenação da Semana Missionária e prepararam um quarto para recebê-las. Até um kit com coisas daqui foi preparado para que as alemãs levem um pouco de Florianópolis. “Eu ia participar da Jornada, mas comecei a trabalhar. Será uma forma de participar estando aqui”, disse Alessandra.
Hipolito e Anamaria também é um casal acolhedor. Eles estavam se preparando para acolher uma jovem desde que foram abertas as inscrições. Com três filhos, todos já fora de casa, dois no exterior, o casal preparou a casa para receber a jovem. “É uma forma de reviver o tempo que atuávamos no Movimento Pólen (movimento jovem da Catedral)”, disse Hipólito.
Anemarie Baumeister é a única das alemãs que fala o português, que aprendeu na faculdade e em viagem que realizou a Portugal. É a sua primeira visita ao Brasil e está achando tudo muito bonito. “As pessoas são muito simpáticas e acolhedoras”, disse.

COINCIDÊNCIA
Enquanto aguardavam a chegada dos peregrinos alemães, a equipe de acolhida foi surpreendida com a presença de oito mexicanos. Eles anteciparam a vinda para a Jornada Mundial da Juventude e deram uma esticada até Florianópolis. O grupo fotografava as beleza da capital catarinense no Largo da Alfândega e foi identificado por conta da camiseta da JMJ.

PROGRAMAÇÃO
A programação inicia HOJE (18/07), às 9h, com a Oração da Manhã, na Catedral. Depois, os jovens seguem para o Morro do Mocotó, no Centro, onde conhecerão a Associação dos Amigos do Morro do Mocotó, na Prainha, um dos projetos ligado ao Instituto Vilson Groh - IVG. Lá almoçarão e depois conhecerão um pouco da cidade. A noite haverá uma Celebração Eucarística na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus.
Na sexta-feira, haverá novamente a Oração da Manhã na Catedral, às 9h, dessa vez reunindo os alemães e os peregrinos argentinos que serão acolhidos em Florianópolis. Depois os alemães conhecerão o Centro de Educação e Evangelização Popular – CEDEP, enquanto os argentinos conhecerão o Monte Serrat, e os projetos realizados na comunidade. Os dois projetos são ligados ao IVG. À tarde todos eles farão um passeio para conhecer a cidade.
No sábado, os peregrinos, as famílias que os acolheram e os jovens daqui que participarão da Jornada Mundial da Juventude se reunirão às 10h, no Centro de Evangelização Angelino Rosa – CEAR, em Governador Celso Ramos, para a Celebração de Envio. Os jovens que foram acolhidos na região norte da Arquidiocese participarão da Celebração de Envio no Santuário de Santa Paulina, no mesmo dia às 15h. Ambas as celebrações serão presididas pelo arcebispo de Florianópolis Dom Wilson Tadeu Jönck.
Na manhã de domingo eles seguem para o Rio de Janeiro, onde participarão da Jornada Mundial da Juventude.

Mais informações:
Sobre os trabalhos sociais que os peregrinos vão conhecer – Pe. Vilson Groh – fone 9104-2633
Sobre a Semana Missionária e a vinda dos peregrinos – Frei Gunther Max Walzer – 9943-6767
Veja algumas fotos da chegada dos Alemães e Mexicanos: