sexta-feira, 21 de junho de 2013

Mensagem as famílias


Querida família, obrigado pela disponibilidade!

Ser cristão é assumir a Missão. “A missão não se limita a um programa ou projeto, mas é compartilhar a experiência do acontecimento do encontro com Cristo, testemunhá-lo e anunciá-lo de pessoa a pessoa, de comunidade a comunidade e da Igreja a todos os confins do mundo.” (Documento de Aparecida, 145).

É com essa disposição que vocês estão abrindo as portas de sua casa para receber jovens de outros países, de diferentes culturas e estilos de vida, para uma enriquecedora experiência cristã para ambas as partes.
Algumas recomendações se fazem necessárias para que tudo transcorra do melhor modo possível:
- Receba seus hóspedes com carinho, lembrando que o sorriso e o abraço são formas de comunicação universal do amor, compreendidas por todos.
- Esteja na sede de sua Paróquia no horário combinado com a mesma, para receber o peregrino e conduzi-lo à sua residência.
- O transporte de ida e volta à Paróquia é de responsabilidade da família que hospeda (do aeroporto/rodoviária até a sede paroquial é de responsabilidade da equipe de acolhida e hospedagem).
- Em relação à alimentação, deverá ser oferecido o café da manhã, como sua família costuma fazer e um lanche leve à noite (pode ser chá com biscoitos, sopa ou outros itens conforme sua disponibilidade). Tudo com simplicidade, conforme seus hábitos familiares, pois os jovens querem conhecer como vive a família brasileira.
- Oferecer roupas de cama e providenciar cobertor, pois presume-se que o clima será frio no mês de julho.
- Reservar um local onde o jovem possa guardar seus pertences com segurança.
- Orientar quanto ao uso do chuveiro e demais mecanismos do local ocupado pelos jovens.
-  Um gesto de gentileza e apreço com o hóspede seria a família oferecer-lhe um kit de higiene, contendo sabonete, shampoo, creme dental e escova de dentes (opcional).
- Durante a estada do jovem peregrino em sua casa, seria oportuno que houvesse ao menos um momento de encontro com toda a família e pessoas mais próximas para um momento de confraternização, oração, troca de experiência etc.
- Não é necessário presentear. O acolhimento em sua família deve ser o presente. Porém podem oferecer uma lembrança que o jovem poderá levá-la a seu país como recordação da cidade.
- Sugere-se que seja feita uma oração antes das refeições.
- A Paróquia irá informá-lo sobre como proceder, caso ocorra alguma situação emergencial que requeira algum tipo de assistência. Haverá hospitais e médicos à disposição, caso haja necessidade.

Um abraço fraterno e carinhoso,

Equipe de Hospedagem