segunda-feira, 10 de junho de 2013

Arquidiocese será representada na JMJ

Expectativa é que cerca de dois mil jovens da Arquidiocese participem da Jornada Mundial da Juventude


Os jovens das comarcas e paróquias da Arquidiocese estão se organizando para participar da Jornada Mundial da Juventude, que será realizada dos dias 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro. Rifas,  barraquinhas em festas, noite do pastel, macarronada, bingos são algumas das alternativas encontradas pelos jovens para angariar fundos para participar do encontro com o Papa Francisco.

Na Arquidiocese, de acordo com levantamento preliminar com as comarcas, a expectativa é que cerca de dois mil jovens participem do evento. Além de organização comarcal, os jovens também estão se organizando através dos segmentos da juventude. “Vemos que há uma grande mobilização na Arquidiocese e os jovens estão motivados para participar desse grande evento”, disse Pe. Josemar Silva, articulador arquidiocesano da JMJ.

Em algumas comarcas, a mobilização é comarcal e as campanhas foram realizadas unindo a todos. É o caso da Comarca de Brusque. Lá a mobilização iniciou em outubro do ano passado, e pretende levar 170 jovens em quatro ônibus. Cada um teve que se virar para conseguir os R$600,00 para a viagem. Como preparação, toda quarta quinta-feira do mês é realizada uma Celebração Eucarística, que reúne cerca de mil jovens. “Está havendo uma mobilização muito bonita dos jovens para participar do evento e sentimos uma maior participação deles na Igreja”, disse Pe. Magnos

José Barn Caneppele, SCJ, coordenador comarca da JMJ. Na Comarca de Tijucas também foi feita uma mobilização comarcal. Serão cinco ônibus levando cerca de 200 jovens. Os ônibus foram doados, mas cada jovem deve arrecadar R$ 700,00 para os demais custos. Para isso, foram realizadas várias atividades, principalmente a utilização de barraquinhas nas festas paroquiais.“Também nos preocupamos com a preparação espiritual. Por isso, todo mês realizamos Vigília Eucarística em uma das cidades da Comarca”, lembrou Célio Roberto Fausto Telles, membro da equipe de coordenação da JMJ.

Em Santo Amaro, a Comarca vai levar dois ônibus, com 90 pessoas, para o evento. A mobilização é também comarcal e, para arrecadar o dinheiro, os jovens arrecadam dinheiro durante a passagem das réplicas da Cruz Peregrina e do Ícone de N.Sra. pelas paróquias. “Os jovens que irão são lideranças das paróquias e estão bem motivados para participar do evento”, disse João Augusto de Farias, articulador comarcal.

Na Comarca de São José não há uma articulação comarcal, mas a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Paulo Lopes, está se empenhando para levar os seus jovens para o evento. Dos 40 que participam do Grupo de Jovens, 13 irão para o encontro com o Papa. O deslocamento será de micro-ônibus e ficarão em alojamentos no Rio de Janeiro. Para conseguir o dinheiro, os jovens contam com o apoio da comunidade e realizaram várias atividades. Uma delas foi um pedágio solidário. “Aqueles que não participaram do processo desde o início arrependeram-se”, disse Jéssica Pereira Eger , articuladora paroquial da JMJ.

Na Comarca da Ilha também estão acontecendo encontros como vigílias, Santas Missas, promovidos pela equipe articuladora da Semana Missionária e JMJ 2013. Os grupos estão se articulando via  paróquias, movimentos e pastorais estão se organizando para participar da Jornada no Rio. A expectativa é que cerca de 300 jovens participem do evento. Um dos grupos que está se organizando é o Grupo Comunidade Santa, formado por jovens que animam a liturgia na igreja de Monte Serrat, em Florianópolis. Para levar 10 pessoas, eles realizaram sorteio de prêmios após as celebrações, bingo e macarronada. “Dividimos os custos da viagem em três partes, sendo que uma é contribuição pessoal, outra é conseguida através de campanhas e uma terceira de doação da comunidade”, disse Jéssica Bittencourt, membro do grupo.

Fonte: Jornal da Arquidiocese